2. Análise Computacional de Perfis Aerodinâmicos
3. Construção e teste de um túnel de vento linear de dimensões reduzidas
------------------------------- || -----------------------------------
2014 - Projeto Aerodesign
Os avanços tecnológicos ocorrem em uma velocidade estonteante e, portanto, o aprender a aprender é a única forma de nos mantermos atualizados neste campo tão vasto que é a Tecnologia. O projeto Aerodesign está baseado na multidisciplinaridade, que envolve três grandes áreas de estudo: Mecânica, que desenvolverá estudos, principalmente, nas áreas de Aerodinâmica, Materiais, Estruturas e Processos de Fabricação; Eletrônica, que será responsável por estudos de Sistemas de Comandos, Sensores e Telemetria; Computação, que deverá elaborar a programação dos Sistemas de Controle automatizados da aeronave.
O objetivo desse trabalho é implantar uma equipe de competição em Aerodesign com alunos da Escola Politécnica de Pernambuco-POLI. Esta competição é regulamentada pela SAE Brasil e é denominada de Competição SAE AeroDesign. A competição foi inicialmente concebida pela SAE International, com início em 1986 nos Estados Unidos da América, tendo sido posteriormente implantada no Brasil em 1999, passando a fazer parte do calendário estudantil da SAE Brasil, onde, de acordo com informações disponíveis no site da instituição, vem a cada ano, apresentando aumento na quantidade de equipes participantes e na qualidade dos projetos apresentados.
A Competição SAE AeroDesign tem seu funcionamento nos mesmos moldes do projeto BAJA, do qual a POLI já participa há aproximadamente dez anos. Em linhas gerais a Competição SAE AeroDesign é um desafio, cujo principal objetivo é contribuir na formação profissional do estudante, não somente no seu aspecto técnico, mas também em relação aos aspectos organizacionais e sociais, dentre outros, através do trabalho em equipe, atributos extremamente valorizados nos profissionais de hoje.
------------------------------- |Subir| ------------------------------------
2014 - 2015 - Análise Computacional de Perfis Aerodinâmicos
Descrição: O projeto tem como foco a simulação computacional do escoamento de ar sobre aerofólios para eventual análise dos efeitos aerodinâmicos que esse escoamento gera ao passar sobre o perfil. Dessa forma, parâmetros como ângulo de ataque, velocidade do fluido e tipo de aerofólio são simulados de modo a se obter o padrão de escoamento, ângulo de stall, pressão máxima do fluido, tensões de cisalhamento e outros fatores aerodinâmicos - como os coeficientes de sustentação e de arrasto - importantes para a seleção do aerofólio mais adequado para determinada aplicação.
Integrantes: Aline Pessôa e Silva - Coordenador | Francisco José Alves Lima - Integrante | Vinícius Macedo Bezerra - Integrante.
------------------------------- |Subir| ------------------------------------
2014 - 2015 - Projeto, construção e teste de um túnel de vento linear de dimensões reduzidas
Descrição: Apesar dos diversos avanços tecnológicos alcançados pela engenharia, a experimentação ainda se faz bastante presente e necessária como método de se obter e validar dados, onde um projeto em escala real se mostraria demasiadamente oneroso. Desta forma, o projeto visa dar a atenção devida à parte empírica do curso, fazendo com que o aluno se envolva com práticas multidisciplinares na área de Engenharia, principalmente a simulação computacional.
Assim, pode-se definir como objetivos gerais os seguintes tópicos:
1. Qualificar o aluno no estudo da Aerodinâmica, visando a formação de profissionais que atendam a demanda dos nos novos empreendimentos que estão se instalando no Estado;
2. Implantar a prática da simulação computacional na graduação de engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco-UPE;
3. Possibilitar o desenvolvimento de projetos virtuais, viabilizando assim, a prática do empirismo na engenharia durante a graduação.
Objetivos específicos:
1. Desenvolver um equipamento que possibilite a obtenção e validação de dados;
2. Implantar um modelo de trabalho que simule uma obra de engenharia, fazendo com que o aluno percorra todas as etapas de um projeto, como concepção, dimensionamento, orçamento, montagem e testes finais;
3. Fazer com que o aluno utilize ferramentas de gestão, a fim de organizar de modo eficiente sua rotina de trabalho.
Integrantes: Aline Pessôa e Silva - Coordenador | Vinícius Macedo Bezerra - Integrante | Francisco Gilfran Alves Milfont - Integrante.
------------------------------- |Subir| ------------------------------------