
O QUE É A SAE ?
Iniciada em 1905 nos Estados Unidos, a SAE (Society of Automotive Engineers) é uma entidade que reúne mais de 85.000 associados entre engenheiros, executivos e técnicos em mais de 90 países.
A divisão brasileira, a SAE Brasil, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a disseminação da técnica e de conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade terrestre, marítima e aeroespacial através de cursos, congressos e competições nacionais e internacionais.
Saiba mais no site: SAE BRASIL AERODESIGN
O projeto SAE AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia e física que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Ao participar do projeto SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. No Brasil o projeto recebe o nome de Competição SAE BRASIL AeroDesign.
A Competição
Os alunos que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como, por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em vôo dos protótipos, entre outros.
A Competição SAE BRASIL AeroDesign é composta por três categorias distintas: Regular, Aberta e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas. De maneira geral, a Categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Aberta e Micro dão maior liberdade de projeto às equipes.
As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos. As equipes campeãs estão aptas a participar da competição SAE Aerodesign Internacional.